Casa Container

Projeto Casa Container - Arq. Danilo Corbas

Container é a nova “menina dos olhos” da arquitetura inusitada e sustentável. Foi com este propósito que o arquiteto Danilo Corbas criou a Container Box e a primeira residência do material no Brasil. Em 2009, Danilo projetou a Casa Container e a construiu no ano seguinte. Atualmente é lá que vive com sua mulher, seus cachorros e seus gatos.

Já a Container Box, escritório de arquitetura, se enquadra como parte da nova geração de empresas que tem como princípio a sustentabilidade em tudo que faz. Os projetos da empresa são todos feitos em containers marítimos, seguindo uma nova tendência da arquitetura de eliminar acabamentos e apostar com tudo nas estruturas a mostra.

A missão da Container Box é reduzir o uso de matérias primas. A ideia é substituir as grandes estruturas por unidades móveis de stands prontos e reutilizáveis feitas de containers marítimos – todos baseados nos pilares de sustentabilidade. A empresa não se especializou apenas na construção de casas e lojas, mas principalmente no aluguel destas unidades para a realização de eventos.
Projeto Casa Container - Arq. Danilo Corbas

Corbas levou o assunto tão a sério que vive dentro de containers. O arquiteto formado pela USP transformou quatro containers em quartos, sala e cozinha. Cada uma das unidades, com 12m de comprimento por 2,90 m de altura, quando unidas formaram uma casa de nada menos que 196 m² instaladas em um terreno de 860 m² em São Paulo.

Para amenizar o calor, e compactuar com a filosofia da sustentabilidade, o arquiteto instalou um telhado verde ao plantar, ao redor da casa, plantas e árvores de grande comprimento.

Parece claustrofóbica, mas não é. Os containers foram cerrados e muitas paredes transformadas em janelas. O resultado: inovador.

Unidades de Containers da Container Box

Unidades de Containers da Container Box

Imagens: Container Box / Divulgação

Deixe uma resposta

três × cinco =