Design é Meu Mundo / Eero Saarinen

Algumas peças de mobiliário são como edifícios icônicos, acabam entrando para a história do homem como uma riqueza cultural a ser preservada. São os chamados clássicos do design, peças geralmente assinadas por grandes nomes da arquitetura mundial. O Brasil tem alguns exemplos deste tipo de design. O resto do mundo tem muitos.

Muitos deles vêm dos gelados países nórdicos – uma região que não para de ganhar fãs quando o assunto é design. O clima nada tropical do trópico norte possibilitou com que os escandinavos dessem mais atenção para o interior de suas construções. Os nórdicos passaram então, principalmente a partir do início do século 20, a criar de projetos de forma integrada conhecidos como Gesamtkunstwerk – uma obra de arte total.

O destaque do Design é Meu Mundo de hoje vem justamente desta região. Estamos falando de Eero Saarinen (1910-1961), arquiteto finlandês que desenvolveu grande parte do seu trabalho nos Estados Unidos. Saarinen era filho de arquiteto – Eliel Saarinen –, com o talento correndo nas veias, seus produtos são conhecidos mundialmente e estão na lista dos melhores já criados.

Imagem: reprodução GShow

A Poltrona Saarinen Berger (ou Womb Chair) é um desses clássicos icônicos que os mais íntimos reconhecem à distância. Se você aprecia descansar no fim de noite assistindo novela, provavelmente já viu um modelo da Saarinen no quarto da personagem Ivana (Carol Duarte) de A Força do Querer.

A Saarinen Berger possui estrutura em aço inox polido com concha em fibra estofada. O revestimento pode vir em tecido de diversas cores, couro natural, couro ecológico, veluto e tecido quaker.

Deixe uma resposta

5 × três =