Irmãos Bouroullec: design e criatividade

Talvez, apenas talvez, você ainda não tenha sido apresentado formalmente aos irmãos Bouroullec, mas sem a menor sombra de dúvidas, você já deve conhecer seu design. Os irmãos Bouroullec, mais especificamente Ronan e Erwan, são franceses. Nasceram na cidade de Quimper, Bretanha, e estudaram design na École ationale de Arts Décoratifs em Paris.

Atualmente, Ronan e Erwan integram o renomado time de designer da Vitra, mas iniciaram a carreira em Paris, enquanto Ronan começou a trabalhar logo depois de formado com a assistência de seu irmão mais novo, Erwan, que estudava na École de Beaux Arts em Cergy Pontoise – uma cidade que dica a 38 quilômetros de Paris.

“O fato de que podemos discutir tudo um com o outro de forma aberta e honesta é importante, porque muitas vezes a criatividade não vem de um ponto de vista racional, mas sim, emocional”, explica Erwan. Para os irmãos, processo de design se assemelha ao processo de criação artística, visto que ambos confiam no talento na busca por algo a ser apreciado.

O resultado disso é que os irmãos Bouroullec integram um time de designs que criam verdadeiras peças de arte. Não foi por acaso que Ronan e Erwan foram eleitos Criadores do Ano no Salão de Móveis de Paris e que seus projetos fazem parte de coleções em museus como o Musée National d’Art Moderne do Centre Pompidou e o Musée des Arts Décoratifs em Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Instituto de Arte de Chicago e o Museu de Design em Londres.

Juntos criaram peças icônicas, como a Algue – primeiro objeto de design criado em parceria com a Vitra – o Sofá Alcove, inspirado em um bunker criando um reduto de privacidade, e as tradicionais Slow Chair com as banquetas Ottoman. Por seus trabalhos, os irmãos Bouroullec já ganharam diversos prêmios internacionais, como o “New Designer Award” na Feira Internacional do Mobiliário de Nova Iorque, o “Grand Prix” em Paris e o primeiro prêmio na Feira Bienal em Saint-Etienne.

Deixe uma resposta

14 − doze =