Art Basel Miami expõe obras de Hélio Oiticica

Um show de arte na beira da praia todo mês de dezembro se tornou, ao longo dos últimos 48 anos, uma das principais atrações do calendário mundial. As principais galerias das américas, Europa, Ásia e África mostram o significativo trabalhos dos mestres da arte moderna e contemporânea e, ainda, os promissores artistas do futuro.

Este ano a Art Basel Beach, em Miami, será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro em toda a cidade, especialmente no Design District. O Brasil sempre marcou presença, seja pelas galerias mais importantes, ou por nossos artistas mais balados. Este ano quem tem presença garantida são as obra de Hélio Oiticica.

Hélio Oiticica morreu em 1980 e foi um dos principais nomes do movimento neoconcretista brasileiro. O artista iniciou seus estudos formais ainda menino em Nova York, e se apaixonou pelos encantos e desencantos da Big Apple – viveu de um delírio utópico de um dia poder juntar a cidade com seu país no continente vizinho. Lá conviveu com grandes nomes da cultura nova-iorquina como Yoko Ono e Andy Warhol. É que em 1971, Hélio partiu do Brasil ditadura para um exílio voluntário em Nova York.

A Galeria Lelong, que atua em Paris e Nova York, é a responsável por levar o trabalho do concretista à feira. Obras raras de Oiticica desenvolvidas junto ao Grupo Frente serão expostas no balneário norte-americano no mesmo ano que o país recebeu uma retrospectiva com 150 obras do artista.

Durante seus anos em Babilônio – como ele costumava chamar a cidade de Nova York – Oiticica fez curtas-metragens e se dedicou principalmente à escrita. Seu interesse por novas mídias e pelo rompimento com o concretismo fez com que Hélio difundisse em seus trabalhos, como em “Tropicália”, a ideia de que arte não é uma contemplação estática da tela, mas uma interação com seu espectador. Parte de seu trabalho foi realizada em parceria com os neoconcretistas do Rio de Janeiro, como Lygia Clark. Juntos formaram o Grupo Frente e encontraram a abstração geométrica e a experimentação artística.

Deixe uma resposta

1 × 4 =