Arquitetura Social: Projeto Casa S


Arquitetura é um campo com diversas ramificações e a arquitetura social é uma delas. Aliás, ao lado da arquitetura sustentável, a arquitetura social é uma das ramificações que mais precisa de atenção nos dias atuais. Segundo dados divulgados pelo International Organization for Migration (OIM) apenas o continente europeu já chegou a contabilizar a entrada de cerca de um milhão de imigrantes em um único mês. Fala-se no maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial. A consequência dessa movimentação é a falta de moradia.

Alguns arquitetos acabam dedicando seu tempo e trabalho para pensar uma solução barata e rápida para um problema que só cresce e utilizam a arquitetura como uma poderosa ferramenta de inclusão social. Em 2015 um deles se destacou a ponto de ser exibido como case na Bienal de Arquitetura de Chicago: o Projeto Casa S.

Criado pelo estúdio de design Vo Trong Nghia Architects, o projeto tem se dedicado a desenvolver casas de baixo custo para moradores de baixa renda no Vietnã. “As pessoas recebem um salário de menos de 100 euros ao mês e vivem principalmente em casas temporárias. Ironicamente, estas estruturas pobres resultam na necessidade de altos custos de manutenção. Portanto, são de baixo custo, mas configuram um permanente problema social”, explica o estúdio. “Com a situação dada, o objetivo do projeto “Casa S” busca proporcionar um lar estável, permanente, exequível num orçamento de 4000 dólares por unidade de 30 m²”.

As casas são erguidas com materiais baratos, como o bambu, mas que casam com o estilo do lugar e se integram à natureza. “A primeira fase do projeto se iniciou no ano de 2012 com um protótipo de estrutura de aço. Desde 2013, na busca de uma maior estabilidade e conforto térmico num clima tropical, desenhou-se um novo protótipo com elementos pré-fabricados de estrutura de concreto”descreveu a empresa.

O resultado do trabalho da estrutura pré-fabricada é incrível. Embora simples, as casas são puro charme.


Imagens: Divulgação

Deixe uma resposta

3 × um =