2017: o ano de A a Z

Mais um ano chegou ao fim e o Armazém da Decoração, sempre nesta época do ano, para pra rememorar cada pedaço do que passou, cada móvel, cada parceria e cada amizade que somou mais uma história para contar. E são sempre muitas histórias.

Contamos em janeiro que após mais de 21 anos soterrado em processos e disputas judiciais, o marco da arquitetura modernista do Rio de Janeiro, Hotel Nacional, foi reaberto entre a passagem de 2016 e 2017. O Hotel de São Conrado, projetado por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, foi fundado em 1972 e tombado na década seguinte, o que possibilitou sua reabertura.

Naquele mesmo mês a art deco goiana foi destaque no jornal americano The New York Times. A edição de 09 de janeiro de 2017, entretanto, deu destaque ao que chamaram de desaparecimento do sonho da art deco no coração do Brasil. No mês seguinte, noticiamos que Leo Romano havia vencido a 1ª edição do Prêmio TOP Design, o que levou sua peça a ser exposta no stand A Lot Of Brasil durante a Semana de Design de Milão.

Em março noticiamos a boa notícia de que o Brasil está entre os dez melhores do mundo em design e arquitetura. A informação foi divulgada pelo World Design Rankings. O ranking classifica todos os países com base no número de designers premiados com o A ‘Design Award. Não ganhamos poucos ao longo de nossa história.

Outra surpresa foi o anúncio feito pela Fundação Hyatt de que em 2017 o Priztker seria concedido a três arquitetos: Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta que atuam juntos à frente do escritório RCR Arquitectes.

Em março de 2017 contamos também que Lygia Pepe, falecida em 2004, ganhou uma retrospectiva dedicada ao seu trabalho no Met Breuer. Outros nomes do neoconcretismo brasileiro, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, também tiveram seus trabalhos expostos nos museus de arte moderna nova-iorquinos. Ainda em Nova York, este ano o MoMA realizou uma exposição inteiramente dedicada às obras de Frank Lloyd Wright para comemorar os 150 anos de seu nascimento.

Foi marcado para 2020 a inauguração da primeira Cidade Jardim do mundo, no interior da China e o Brasil não ficou para trás. Contamos que o Ceará receberá a primeira cidade 100% sustentável do País em um terreno que fica a 55 Km de Fortaleza.

O ano de 2017 passou e levou junto grandes momentos e eventos, como o Salão do Móvel de Milão, a Casa Cor com o tema Foco no essêncial, a High Design e a DW! São Paulo Design Weekend. Mas 2017 também levou grandes nomes da arte, design e arquitetura como o arquiteto das grandes armações Carlos Bratke, o discípulo de Burle Marx Haruyoshi Ono e o artista plástico e ativista Frans Krajcberg.

O Armazém da Decoração, em 19 de maio, completou 19 primaveras e neste ano de vida recebeu eventos, amigos e muito design como a edição comemorativa dos 60 anos da Poltrona Mole e o lançamento da nova colação de móveis do Leo Romano, Para Ser Feliz. São histórias de mais um dos 19 anos de vida do Armazém da Decoração, que além de loja, desempenha o papel de produtor e propagador de conhecimento, arte e design. Que venha 2018. Feliz ano novo!

Deixe uma resposta

vinte − cinco =