Ousado Aero Ararnio


O design dos países nórdicos tem sido alvo de um considerável interesse internacional. Suas peças de mobiliário são inovadoras tanto na forma de fabricação quando no desenho. É que embora os nórdicos sejam conhecidos pelo design sóobrio, são também os responsáveis por criações ousadas.

Aero Ararnio, finlandês, é um destes destaques. Nascido em 1932, estudou arte na universidade de arte e design de Helsinki, entre os anos de 1954 e 1957 e dedicou seu trabalho ao design moveleiro. É certo que quando falamos em móveis de polímero o primeiro nome que nos vem à cabeça é a italiana Kartell, mas Aero Ararnio é que foi um dos pioneiros na criação e fabricação dos móveis de plástico.

Suas principais obras são conhecidas do público. Mesmo daqueles que nunca ouviram seu nome. Nos anos 1960, Aero começou a experimentar com o plástico, cores vivas e formas orgânicas, elementos pouco usados no design de móveis daquele período, que seguia uma linha mais tradicional e conservadora. Foi nesse período que Ararnio criou a Bubble, sua peça icônica.

A peça, além de ter sido criada no plástico, fez também uma referência à cultura pop que fazia sucesso naquele tempo. A importância de suas obras foi reconhecida. Pela cadeira Pastil, Aero recebeu o prêmio American Industrial Design Award em 1967. Suas obras, inclusive, fazem parte do acervo de museus como o Victoria and Albert Museum de London e do MoMA de Nova York.

Deixe uma resposta

quatro × quatro =